Um marco na história dos transportes coletivos urbanos. É assim que usuários e operadores desse sistema na Grande João Pessoa avaliam o lançamento, nesta sexta-feira (1º de maio), da Integração Temporal Metropolitana, que beneficiará pelo menos 250 mil pessoas na Capital, além dos moradores dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra.
Em João Pessoa, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) apresentará dados sobre o novo sistema durante o lançamento, que na Capital acontece já nesta quinta-feira (30), a partir das 16h, durante evento na Lagoa do Parque Solon de Lucena, quando poder público e operadores entregam à população 40 novos ônibus que vão garantir maior acessibilidade e segurança aos usuários. Na ocasião, também acontece o lançamento do projeto de educação para o trânsito e transporte 'Ônibus Legal'. Já na sexta-feira (1º de maio), as outras cidades envolvidas realizarão eventos paralelos.
O projeto de Integração Metropolitana foi proposto aos demais municípios pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Através dele, o sistema de transporte urbano da Capital será aberto aos usuários de ônibus dos cinco municípios vizinhos. O usuário pagará a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem.
Uma pesquisa realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) revelou que a maior parte dos usuários do transporte público que vem para João Pessoa (37%) tem como origem o município de Bayeux. Outro dado interessante revelado pela pesquisa é que 48% dos passageiros, vindos de um dos municípios que integram a região metropolitana, vêm para João Pessoa para trabalhar; 18% por lazer e 8% para estudar.
Cartões – Para participar da Integração Metropolitana, o usuário precisa ter o cartão 'Integra Bem', que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), localizado no Terminal Rodoviário.
O cartão está disponível nas versões 'Estudante', 'Vale Transporte' (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do 'Cartão Cidadão' (que atende os demais usuários do sistema). Não há prazo para que os usuários façam a substituição dos seus cartões. As pessoas que se deslocam apenas no âmbito de João Pessoa não precisam fazer a troca do cartão 'Passe Legal', que é válido na Capital.
Funcionamento – O sistema de funcionamento da Integração Temporal Metropolitana será o mesmo adotado dentro de João Pessoa. O usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá pelo menos 30 minutos para trocar de linha sem pagar outra passagem.
Laura Farias, titular da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) da Capital, destacou os benefícios que o sistema trará para a classe trabalhadora. "A Integração Temporal Metropolitana fará com que as pessoas tenham mais oportunidades de emprego, pois muitas vezes o empregador deixa de contratar pessoas que moram em municípios vizinhos pelo gasto que se tem com o deslocamento. Com o sistema teremos essa redução do custo da passagem gerando mais oportunidades de emprego", comentou.
Novos ônibus – Durante o evento de lançamento da integração serão entregues 40 novos ônibus, todos adaptados para atender os portadores de necessidades especiais e garantir melhor acessibilidade para todas as pessoas. A entrega dos novos veículos faz parte do programa de melhoria contínua do sistema acordado entre as empresas responsáveis pelo transporte urbano e a Prefeitura. Está prevista até o final deste ano a incorporação de 70 novos ônibus à frota.
Os ônibus entregues são zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente. Todos os veículos possuem itens que melhoram a acessibilidade. A porta é mais larga, mede 1 metro e 10 centímetros, quando as dos ônibus convencionais medem 90 centímetros. Os ônibus ganharam ainda cadeiras mais largas, destinadas a gestantes e obesos.
Os veículos também possuem corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrito em Braile. Os ônibus já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.
"Ônibus Legal"– O projeto de educação para o trânsito e transporte 'Ônibus Legal' também será lançado nesta quinta-feira (30), durante o evento. As pessoas que forem até o Parque Solon de Lucena poderão conhecer o ônibus que servirá de base para a realização do projeto. O veículo é todo adesivado, colorido e traz imagens de crianças, jovens, adultos e idosos.
O 'Ônibus Legal' funcionará da seguinte forma: educadores da STTrans levarão estudantes da rede pública e privada, integrantes de associações, moradores de bairros, líderes comunitários, enfim, todas as pessoas que tiverem interesse por passeios pela cidade, para que conheçam de perto a dinâmica do trânsito e do transporte. Durante o passeio, as pessoas terão a oportunidade de visitar as garagens das empresas que fazem o transporte coletivo na cidade, para que se veja que muitos veículos são alvos de atos de vandalismo.
"A nossa idéia é que os usuários vivenciem a dinâmica do trânsito e transporte de João Pessoa, saibam das dificuldades e dos problemas que temos nessas áreas. Vivenciando essa problemática, eu tenho certeza que essas pessoas ficarão mais conscientes quanto aos seus direitos e deveres. Nosso objetivo com esse projeto é colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes", explicou a superintendente da STTrans.
Fonte: Secom/JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário