domingo, 15 de março de 2009

Presidente Obama: "Uma maravilhosa reunião das mentes"

Esse foi o titulo de destaque da matéria do blog da Casa Branca - EUA, que destacou o primeiro encontro do presidente Luca com o presidente dos Estados Unidos, Obama. Confira na integra a versão em português da matéria.

Presidente Obama: "Uma maravilhosa reunião das mentes"


Chamando-se "um grande admirador do progressista, voltada para o futuro, liderança que o presidente Lula tem demonstrado," Presidente Obama abriu uma imprensa conjunta disponibilidade esta tarde após uma reunião entre os dois chefes de Estado. Presidente Lula descreveu os temas abordados na reunião , decorrente de a crise financeira mundial, para enfrentar o desemprego em todo o mundo que os resultados do mesmo, para o desenvolvimento em África e América Latina.

Presidente Obama também foi perguntado sobre o Brasil é quase sem precedentes avançar para os biocombustíveis, e que se iria criar atrito com os produtores de biocombustíveis nos Estados Unidos, mas o presidente Obama e Presidente Lula atingiu uma evolução muito positiva, optimista nota:

PRESIDENTE Obama: É dirigido a mim? Bem, olha, eu acho que o Brasil tem mostrado extraordinária liderança quando se trata de biocombustíveis. E eu tenho um grande admirador de todos os passos que têm sido tomadas pelo governo do Presidente Lula na prossecução e no desenvolvimento dos biocombustíveis eles. E este é um investimento que o Brasil tem feito há muito tempo.

A minha entrada em políticas desta administração foram a redobrarem esforços aqui nos Estados Unidos para prosseguir um caminho semelhante de desenvolvimento de energia limpa. E eu acho que temos muito a aprender com a Brasil.

Como referi ao Presidente Lula, eu acho que temos o potencial para a troca de idéias, a tecnologia para construir sobre o biodiesel cooperação que temos estrutura já estabelecida. Sei que a questão do etanol brasileiro que vem para os Estados Unidos tem sido uma fonte de tensão entre os dois países. Isso não vai mudar durante a noite, mas penso que, como nós continuamos a desenvolver o intercâmbio de idéias, comércio, em torno da questão do biodiesel, que ao longo do tempo, esta fonte de tensão pode ficar resolvido.

Presidente Lula: Essa é a primeira reunião que nós temos entre os brasileiros administração e presidente da administração Obama para discutir esta questão. Na verdade, a minha resposta é construído em sua pergunta. Eu não posso compreender também enquanto o mundo está preocupado com as alterações climáticas e com as emissões de carbono que trazem efeito de estufa, (inaudível) recebe tarifas de combustível, combustível limpo e também recebe tarifas. Tenho discutido este assunto com Angela Merkel, com Tony Blair quando ele era Primeiro-Ministro, com o presidente da França, Sarkozy, com o ex-presidente Bush .

Eu nunca esperava uma resposta imediata. Este é um processo. À medida que o tempo passa, o Brasil está provando que o biocombustível é uma alternativa extraordinária. E lentamente os países será convencido. E lentamente outros países irão aderir ao biocombustível esforço. Isso é o que penso.

Um seminário será realizado na cidade de Nova York na segunda-feira, onde irá participar, e esta será uma grande questão que vai ser discutido lá. Falei com o presidente Obama sobre a possibilidade que temos de construir parcerias com os de terceiros países, especialmente um projecto comum com o continente Africano. E as coisas vão avançar à medida que as pessoas começam a mudar. Ninguém pode mudar durante a noite, em termos da sua matriz energética. Graças a Deus por 30 anos o Brasil já estão controle - controle tecnológico e de know-how sobre este problema.

E quando o presidente Obama vem para visitar Brasil eu vou pedir-lhe para ficar dentro de um carro que é dirigido por um motor flex-fuel e ele vai se sentir muito confortável.
PRESIDENTE Obama: Eu realmente tinha um veículo flex-fuel. Mas um dos problemas aqui nos Estados Unidos é, é que nós não temos gás suficiente estações que têm os biocombustíveis em si. Então, essa é uma das áreas que temos de mudar as nossas redes de distribuição aqui nos Estados Unidos.

Essa esta sendo a matéria de destaque do blog da Casa Branca( THE WHITE HOUSE BLOG), confira a versão oficial em inglês.

Encontro de Lula também é destaque no blog: amigosdadilma.blogspot.com como você confere asseguir:

Blog da Casa Branca fala sobre encontro de Obama com LulaO Blog da Casa Branca descreveu neste domingo, 15, o encontro entre o PresidenteLula, da ministra Dilma e o chefe de Estado norte-americano Barack Obama. Segundo o blog, Obama disse ser "um grande admirador da liderança progressista e voltada para o futuro que o presidente Lula tem mostrado."

O texto do blog, que trouxe a transcrição de parte da conversa entre os dois presidentes, também afirma que Lula perguntou se o investimento brasileiro em biocombustíveis geraria atrito entre o País e os produtores norte-americanos. O texto responde que tanto Obama quanto Lula tiveram respostas otimistas. Obama afirma que admira os passos do governo Lula em direção do desenvolvimento de biocombustíveis e que ele mesmo já teve um carro bicombustível. (Release de notícias)

Nenhum comentário: