domingo, 15 de março de 2009

Ricardo: 'A Paraíba precisa sair do modelo da Revolução de 1930'

“Penso que é preciso ultrapassar a revolução de 1930 dentro desse Estado. Chega de dois cordões que não conseguem levar a Paraíba a uma situação de desenvolvimento”. A declaração foi feita na tarde da última sexta-feira (13) pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), em entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98FM (Rede Correio Sat), por telefone, direto de Cajazeiras.

Ricardo Coutinho foi à cidade de Cajazeiras para prestigiar o lançamento do Orçamento Democrático e um programa de micro crédito, uma prática que ele implantou na sua administração.

Em determinado trecho da entrevista ao Correio Debate, Ricardo Coutinho observou que disputou a eleição passada com o apoio de 16 partidos e governa com todos eles. “Porque tive o respeito e a capacidade de chama-los para dialogar, conversar e costurar as coisas. Acho que é assim que deve ser feito. Se outros não fazem, paciência, respeito. Mas nem por isso quero o pior, quero o melhor”.

Temos que pensar nesse Estado com pique e velocidade de fazer com que em 4 anos avancemos 40 anos. Isso pode e deve ser feito a partir do desprendimento das lideranças políticas. Chega dessa historia de ter projeto para o Estado e alguém é contra porque é de outro partido. Pode colocar em cima da minha mesa vários projetos, não tenho problema com isso, se for bom e meu governo e o partido que represento puder contribuir.

O prefeito da Capital observou que políticas públicas são essenciais. “Eu não me imaginaria ser governo se não fosse para democratizar a gestão e colocar o orçamento democrático. Ganhamos a eleição para isso e fizemos isso com muita competência, porque hoje João Pessoa tem o melhor programa de micro crédito orientado do Brasil”, acrescentou Ricardo Coutinho.

A boa qualidade desses programas, segundo ele, está evidenciada nos seus resultados. Em dois anos e meio, disse o prefeito, o município de João Pessoa emprestou mais de R$ 9 milhões, com recursos próprios. “È muito dinheiro em qualquer parte do mundo. E mais: ativando a cadeia produtiva de baixo para cima”, constatou ele.

Para o prefeito de João Pessoa, inverter a prioridade é fundamental. E comentou: “É um instrumento de pedagogia. A população hoje em dia tem consciência de que não adianta o governante dizer que vai fazer tudo o que precisa ser feito, porque a pessoa vira as costas e diz que ele é um mentiroso, um demagogo, porque não existe capacidade financeira de ser fazer tudo”.

O prefeito da Capital foi além: “Agora é preciso o governo ter coragem de estabelecer um diálogo, de dizer não quando é não, dizer a verdade, mas ao mesmo tempo dizer que aquele dinheiro que existe vai ser aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas pela população”.

WellingtonFarias http://www.portalcorreio.com.br

Presidente Obama: "Uma maravilhosa reunião das mentes"

Esse foi o titulo de destaque da matéria do blog da Casa Branca - EUA, que destacou o primeiro encontro do presidente Luca com o presidente dos Estados Unidos, Obama. Confira na integra a versão em português da matéria.

Presidente Obama: "Uma maravilhosa reunião das mentes"


Chamando-se "um grande admirador do progressista, voltada para o futuro, liderança que o presidente Lula tem demonstrado," Presidente Obama abriu uma imprensa conjunta disponibilidade esta tarde após uma reunião entre os dois chefes de Estado. Presidente Lula descreveu os temas abordados na reunião , decorrente de a crise financeira mundial, para enfrentar o desemprego em todo o mundo que os resultados do mesmo, para o desenvolvimento em África e América Latina.

Presidente Obama também foi perguntado sobre o Brasil é quase sem precedentes avançar para os biocombustíveis, e que se iria criar atrito com os produtores de biocombustíveis nos Estados Unidos, mas o presidente Obama e Presidente Lula atingiu uma evolução muito positiva, optimista nota:

PRESIDENTE Obama: É dirigido a mim? Bem, olha, eu acho que o Brasil tem mostrado extraordinária liderança quando se trata de biocombustíveis. E eu tenho um grande admirador de todos os passos que têm sido tomadas pelo governo do Presidente Lula na prossecução e no desenvolvimento dos biocombustíveis eles. E este é um investimento que o Brasil tem feito há muito tempo.

A minha entrada em políticas desta administração foram a redobrarem esforços aqui nos Estados Unidos para prosseguir um caminho semelhante de desenvolvimento de energia limpa. E eu acho que temos muito a aprender com a Brasil.

Como referi ao Presidente Lula, eu acho que temos o potencial para a troca de idéias, a tecnologia para construir sobre o biodiesel cooperação que temos estrutura já estabelecida. Sei que a questão do etanol brasileiro que vem para os Estados Unidos tem sido uma fonte de tensão entre os dois países. Isso não vai mudar durante a noite, mas penso que, como nós continuamos a desenvolver o intercâmbio de idéias, comércio, em torno da questão do biodiesel, que ao longo do tempo, esta fonte de tensão pode ficar resolvido.

Presidente Lula: Essa é a primeira reunião que nós temos entre os brasileiros administração e presidente da administração Obama para discutir esta questão. Na verdade, a minha resposta é construído em sua pergunta. Eu não posso compreender também enquanto o mundo está preocupado com as alterações climáticas e com as emissões de carbono que trazem efeito de estufa, (inaudível) recebe tarifas de combustível, combustível limpo e também recebe tarifas. Tenho discutido este assunto com Angela Merkel, com Tony Blair quando ele era Primeiro-Ministro, com o presidente da França, Sarkozy, com o ex-presidente Bush .

Eu nunca esperava uma resposta imediata. Este é um processo. À medida que o tempo passa, o Brasil está provando que o biocombustível é uma alternativa extraordinária. E lentamente os países será convencido. E lentamente outros países irão aderir ao biocombustível esforço. Isso é o que penso.

Um seminário será realizado na cidade de Nova York na segunda-feira, onde irá participar, e esta será uma grande questão que vai ser discutido lá. Falei com o presidente Obama sobre a possibilidade que temos de construir parcerias com os de terceiros países, especialmente um projecto comum com o continente Africano. E as coisas vão avançar à medida que as pessoas começam a mudar. Ninguém pode mudar durante a noite, em termos da sua matriz energética. Graças a Deus por 30 anos o Brasil já estão controle - controle tecnológico e de know-how sobre este problema.

E quando o presidente Obama vem para visitar Brasil eu vou pedir-lhe para ficar dentro de um carro que é dirigido por um motor flex-fuel e ele vai se sentir muito confortável.
PRESIDENTE Obama: Eu realmente tinha um veículo flex-fuel. Mas um dos problemas aqui nos Estados Unidos é, é que nós não temos gás suficiente estações que têm os biocombustíveis em si. Então, essa é uma das áreas que temos de mudar as nossas redes de distribuição aqui nos Estados Unidos.

Essa esta sendo a matéria de destaque do blog da Casa Branca( THE WHITE HOUSE BLOG), confira a versão oficial em inglês.

Encontro de Lula também é destaque no blog: amigosdadilma.blogspot.com como você confere asseguir:

Blog da Casa Branca fala sobre encontro de Obama com LulaO Blog da Casa Branca descreveu neste domingo, 15, o encontro entre o PresidenteLula, da ministra Dilma e o chefe de Estado norte-americano Barack Obama. Segundo o blog, Obama disse ser "um grande admirador da liderança progressista e voltada para o futuro que o presidente Lula tem mostrado."

O texto do blog, que trouxe a transcrição de parte da conversa entre os dois presidentes, também afirma que Lula perguntou se o investimento brasileiro em biocombustíveis geraria atrito entre o País e os produtores norte-americanos. O texto responde que tanto Obama quanto Lula tiveram respostas otimistas. Obama afirma que admira os passos do governo Lula em direção do desenvolvimento de biocombustíveis e que ele mesmo já teve um carro bicombustível. (Release de notícias)

sábado, 14 de março de 2009

Quem fala demais, ouve o que não quer, Ricardo responde as Criticas de Veneziano

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), foi alvo nesta sexta-feira 13 de críticas desferidas pelo colega de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB). Aliado político de Coutinho, o prefeito campinense declarou em entrevista a uma rádio local que o socialista age como se estivesse antecipando a eleição de 2010.

Coutinho esteve na quarta-feira 11 em Campina em sessão especial realizada na Câmara de Vereadores em homenagem as mulheres, convidado de honra, por ser o prefeito campeão na difusão de políticas públicas para a mulher. Veneziano não compareceu.

E ontem, o prefeito da Capital estava em Cajazeiras, onde participou do lançamento do programa Orçamento Democrático.

As andanças do prefeito da Capital pelos municípios do interior e o veto do partido dele a posse do deputado Guilherme Almeida (PSB) na Secretaria de Interiorização do Estado são alguns dos argumentos levantados por Veneziano para ilustrar que Coutinho já estaria em campanha para o Governo.

Para Veneziano, o prefeito deveria estar concentrando foco no trabalho de reconstrução do Estado ao lado do governador José Maranhão (PMDB).

Esta é a primeira crítica pública feita por Veneziano a Coutinho, que tem se estranhando com Maranhão, criticando-o por não ser consultado na composição do secretariado governamental.( Wscom)


Em resposta: Ricardo Coutinho chama Veneziano de ator político

Em Cajazeiras, o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), respondeu as críticas proferidas pelo prefeito de Campina Grande Veneziano Vital, em uma emissora de rádio, acusando seu aliado de antecipar a campanha de 2010.

Ao ser indagado sobre as declarações de Veneziano Vital, Ricardo Coutinho respondeu tratando seu aliado político como ator político. “Tenho buscado ter muita tranqüilidade nesse momento, sobre aquilo que é dito, e o que não é dito também, principalmente, pelos atores políticos”.

Coutinho, que participou do lançamento do Orçamento Democrático, evento realizado no Teatro Ìracles Pires, também afirmou que é necessário ter cuidado para não dizer bobagem.

“Tem gente que na época de eleição passa uma idéia, que é Jesus Cristo, confundi com religiosidade, desrespeita a população, desorganiza o Governo, e depois paga caro, porque tudo isso volta” declarou Coutinho.

As indiretas soaram nos ouvidos dos ouvintes de uma cadeia de emissoras de rádio, como um desabafo de Ricardo Coutinho que ainda acrescentou: “Agora, compreendo que às vezes, existem algumas situações, que os atores políticos não conseguem segurar, não consegue demonstrar a sua preocupação, e terminam dizendo coisas. Mas, compreendo que esse é o momento, cada um está dentro do seu respectivo momento. ( Portal CNZ)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ricardo Coutinho Participa do lançamento do Orçamento Democrático e Empreender em Cajazeiras

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) acompanhou nesta sexta (13) a implantação do Empreender e do Orçamento Democrático no município de Cajazeiras. Os dois projetos pioneiros na Capital paraibana servirão como base para experiências na administração da cidade sertaneja, do prefeito Léo Abre (PSB).

A solenidade que marcou o lançamento dos projetos foi realizada durante um seminário no Teatro Íracles Pires (ICA). Além do prefeito da Capital, que viajou a convite de Léo Abreu, participaram do evento do deputado federal, Luiz Couto (PT) e da vereadora Sandra Marrocos (PSB), que coordenou a implantação do orçamento Democrático na primeira gestão de Ricardo.

Uma equipe da prefeitura de João Pessoa explicou aos lideres comunitários, funcionários da prefeitura de Cajazeiras e representantes de associações, Organizações não Governamentais e sindicatos que estavam presentes como o projeto foi implantado e executado na Capital. Depois, a equipe que coordenará o Orçamento Democrático em Cajazeiras anunciou a agenda do projeto para 2009.

O prefeito Ricardo Coutinho afirmou que Cajazeiras está escrevendo uma nova história. "Estamos tratando do poder popular. Seria mais fácil simplesmente colocar técnicos para verificar quais necessidades o município tem, mas o orçamento lida com o futuro e o presente de toda a população, por isso é justo que essas pessoas tenham o Orçamento Democrático. Com esse processo, o município avança e as pessoas também progridem", disse o prefeito de João Pessoa.

O prefeito de João Pessoa afirmou ainda que as políticas de geração de renda são fundamentais para o crescimento das cidades. "O empreender, por exemplo, emprestou em média R$ 3 milhões por ano e isso gera mais emprego e mais renda para a cidade", garantiu.

"A Capital exerceu o papel de uma espécie de laboratório para políticas públicas que deram certo. Por isso, ações e projetos semelhantes podem ser aplicados, como estamos fazendo em Cajazeiras, respeitando as individualidades de cada município", afirmou Léo Abreu (PSB), prefeito de Cajazeiras.

Para Léo Abreu, o Orçamento Democrático é uma conquista da população. "O povo de Cajazeiras, seguindo o exemplo de João Pessoa, terá o poder de decidir junto à gestão municipal o que é prioridade, o que o município está precisando. A comunidade tem necessidade de dialogar com o governo e isso é democracia", comentou.

A coordenadora do Orçamento Democrático em Cajazeiras, Cícera Cavalcante de Sousa, disse que no dia 19 de março haverá a primeira plenária, no bairro Cristo Rei. "Dividimos a cidade em seis regiões, sendo uma rural e a população de cada uma das regiões poderá decidir como será beneficiada pelo dinheiro público, afinal, esse dinheiro é do povo", comentou.

Fonte: Secom/JP

terça-feira, 10 de março de 2009

Pesquisa PB Neuws confirma, Ricardo Coutinho é lider absoluto a sucessão estadual

O portal PBNews, realizou até ontem uma pesquisa on line a cerca da sucessão governamental na paraiba, com o seguinte questionamento "Numa disputa entre estes possiveis candidatos ao Governo da PB em 2010 em qual você votaria ?" cujo resultado final foi divulgado hoje. A pesquisa constatou que o prefeito da capital Ricardo Coutinho do PSB com 38,4% da intenção de votos, é lider absoluto, podendo ir para o segundo turno com o segundo colocada Cícero Lucena do PSDB com 28,6%.

Em terceiro lugar aparece o atual governador Zé Maranhão do PMDB com 19,2% e em quarto o senador Efraimdo DEM com 13,5%.

*Já de acordo com a pesquisa em andamento do portal Wscom com o questionamento " Quem entrara na disputa em 2010?", onde o ex-governador Cássio também participa como concorrente a vaga de governador, até o momento 35,49% acreditam que Cássio entra na disputa, 29,2% no prefeito da capital Ricardo, enquanto que apenas 20,35% acreditam na possível candidatura do governador Zé Maranhão a releição, e os demais contam apenas com a crendice de 13,89 na opinião dos internaltas do portal.
Confira e vote na integra no link: <www.wscom.com.br>.

Da Redaçao