Partido Socialista Brasileiro - PSB
Na abertura de seu XI Congresso Nacional, no próximo sábado (7), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) se unirá aos que se identificam com as idéias de justiça social para celebrar o centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara, símbolo da Igreja progressista e personalidade marcante da vida nacional. Cardeal-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder foi uma das figuras mais polêmicas da Igreja Católica no Brasil. O XI Congresso Nacional do PSB será realizado no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.
Durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), o “bispo vermelho” – como chegou a ser conhecido – promoveu a articulação entre cardeais e bispos de todo o mundo em favor da inserção da Igreja nos setores populares. Propôs ao papa João XXIII entregar o Vaticano e suas obras de arte aos cuidados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como patrimônio cultural da humanidade, enquanto o papa passaria a morar, na qualidade de bispo de Roma, numa paróquia da capital italiana. Assim era Dom Hélder, um homem de fé e simples, que sonhava com uma Igreja que fosse parecida com a comunidade dos pescadores da Galiléia.
Ameaçado de morte em diversos telefonemas e cartas, Dom Hélder nunca se calava. Aproveitava sua projeção internacional, que o levou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz por três vezes, para denunciar no exterior o que ocorria no Brasil.
Integralista na juventude, progressista na idade adulta, ele sempre surpreendeu a quem quis enquadrá-lo em jargões. Criador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma das instituições mais ativas na denúncia de violações dos direitos humanos dos anos 60 e 70, sob a ditadura militar dialogou com os generais que o censuravam na mídia e socorreu perseguidos e presos políticos na defesa dos direitos humanos.
Confira mais detalhes sobre o evento no clicando no linck:http://www.psbnacional.org.br/index.php/content/view/1946.html
José Roberto Azambuja - Assessoria de Comunicação do PSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário