domingo, 23 de setembro de 2007

Presença da JSB fas a diferença no 10°Coneg da UBES


Presença da JSB no10°Coneg da UBES

Nos últimos dias 07, 08 e 09 de setembro deste ano, ocorreu no estado de São Paulo um grande evento, 10º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES - Coneg - que reuniu entidades municipais e estaduais de todas as regiões do país. Um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil secundaristas, o Coneg teve como tema "Educação de qualidade por um país mais soberano". A programação esteve concentrada no Campus Memorial II, do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), no bairro Lapa.
Durante o encontro, os assuntos que ganharam destaqueforam: à posição da UBES sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); eleições diretas para diretor das escolas de nível fundamental e médio;Outra discussão que teve peso durante o encontro envolveu as possibilidades de mudanças no Congresso Nacional da UBES. Os estudantes aprovaram um documento com as opiniões, críticas e sugestões ao projeto que ficou conhecido como o "PAC da Educação". Aconteceu uma ampla discussão com o conjunto dos estudantes sobre as novas formas de ampliar e democratizar ainda mais a participação dos secundaristas brasileiros nas decisões sobre os rumos da entidade. Compareceram cerca de 500 representantes de mais de 100 entidades estaduais e municipais.

PARTICIPAÇÃO DA JSB DA PARAIBA NO 10°CONEG
Dente as mais de 100 entidades que se fizerão presentes, estava a cumitiva da JSB - Juventude Socialista Brasileira - da Paraiba que se destacou pelas suas brilhantes participações nos forúns e debates e na plenária final, sem contar que foi a maior delegação da JSB lá presente, com uma caravana de mais de 36 pessoas de várias cidades da Paraiba, dentre elas a representação do Grêmio do CFT/ CAVN da UFPB de Bananeiras, na pessoa do seu presidente Rommeo do Santos, do diretor Social: José Nicodemos da Costa e da 2ª Tesoureira Shirlene de Lima ,que na ocasião junto com o aluno Leonardo Dantas, também, representava Bananeiras.
Na ocasião defendemos a idéia do passe livre, provocamos díscuções sobre o que venhe a ser o socialismo de que tanto falamos, levamos a público em ambito nacional as imoralidades cometidas pela atual gestão da AESP na Paraiba, que infelismente já não passa de uma mera entidade de fabricação de carteirinhas nas mãos irresponsáveis da UJS para benefício do PCdoB paraibano, segundo seu atual tesoureiro que foi afastado sinplesmente por não conpactuarcom a suposta corrupção que lá rolava, tal como: desvio de recursos para financiamento de campanha do candidato a deputadfo da legenda na última campanha, por não ter votado no Simão e por terfiliado se a JSB paraibana.

Presenciou - se neste Coneg um fato inédito na história da Ubes, com o crescimento esplendido do bloco de oposição liderados pela JSB e outras entidades de esquerda, a UJS que hierarquicamente quer se eternizar no comando da UBES, teve que fraudar atas numa tentativa desesperada de inpedir que a oposição tivesse mairoria de delegados no Coneg e podesse aprovar propóstas que realmente beneficiá -se as classes estudantil do País e não atender - se só aos interesses indivioduais da UJS, bem como de inpedir que a oposição saisse com maioria de delegados para o Gongresso Nacional da UBES que ocorrerá em dezembro, onde será escolhido pelo voto direto com levantedos crachas de delegados a nova diretória da UBES.

Nota:
O mais inportante de Tudo é que a JSB paraibana saiu fortalecida do 10°Coneg, com fortes chanses de vensero congresso estadual da ubes na Paraiba e ganhar a diretória da AESP.